ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL
É a especialidade da odontologia que trata dos desvios e das anomalias dento-faciais, proporcionando melhor aparência, maior conforto, melhor função, saúde oral e até um bem estar psicológico, através do aumento da autoestima. Dentes bem posicionados permitem uma higienização mais fácil, reduzindo a incidência de cáries e de doença periodontal.
O tratamento ortodôntico também melhora a oclusão, promovendo uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, protegendo-os dos traumatismos que podem ocorrer durante suas funções normais, tais como a mastigação. Uma boa oclusão também se faz necessária para proteger o paciente durante os hábitos parafuncionais (funções anormais), como o bruxismo, por exemplo, que podem surgir durante ao longo da vida.
CLAREAMENTO
O clareamento dental é um tratamento utilizado para tornar os dentes mais brancos. Este pode ser realizado de duas maneiras: no consultório dentário (com utilização de Luz - Lazer ou Led) ou em casa, e é denominado de “caseiro”. Todos os diferentes tipos de tratamento para clareamento dental utilizam um gel como agente clareador. Quanto maior a concentração do gel, mais rápido pode ser realizado o clareamento. O que varia é a concentração do gel (normalmente o Peróxido de carbamida, de 3,5 a 22%) e o tempo de exposição, por meio da utilização das moldeiras de silicone. Para se observar os resultados, o tratamento deve continuar por no mínimo 2 semanas.
A Plana Ortodontia faz apenas o clareamento caseiro, por este ser mais seguro, e menos invasivo. O clareamento a Lazer se torna mais agressivo, uma vez que a concentração do gel é bem superior. Mas mesmo o clareamento caseiro apresenta riscos, e basicamente estão relacionados à sensibilidade aumentada nos dentes. O clareamento está contraindicado, portanto, em pessoas que já possuem os dentes sensíveis.
Vale ressaltar que o cliente deverá seguir à risca as recomendações, especialmente em relação aos alimentos proibidos nesta fase, como suco de uva, vinho tinto, refrigerantes à base de cola, café, chás, beterraba, além de outros. O cigarro é outro agente que prejudica o processo, pois a nicotina altera a cor dos dentes. Outro ponto muito importante é que o clareamento dura em média, de um a dois anos, independente do método utilizado, aspecto muitas vezes não esclarecido por profissionais.
ODONTOPEDIATRIA
É a especialidade da odontologia, que tem como objetivo principal, o cuidado da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. O cuidado e a preservação dos dentes de leite são de absoluta importância, tanto no aspecto estético como funcional. A sua presença na cavidade bucal irá permitir ou contribuir para que todo o processo de desenvolvimento da oclusão (troca de dentes) transcorra da maneira mais saudável possível.
Mas a abrangência da especialidade não para por aí...A abordagem com a família deveria começar com a mãe ainda em fase de gestação, para que esta possa ser instruída acerca de uma série de cuidados, com foco e conscientização da saúde bucal do futuro bebê. O odontopediatra é também o primeiro dentista com quem a criança tem contato, daí o fato desta experiência se tornar fundamental! É ele que fará com que este processo se torne tranquilo, confortável e seguro para a criança. E deste modo, ao longo de sua vida, este jovem jamais terá medos ou traumas em relação às consultas odontológicas. Não é novidade para nós o fato de muitos adultos terem tido péssimas experiências com seus dentistas, ainda numa fase tenra da vida. Em suma, os pequenos precisam de uma atenção inclusive “psicológica”, para que não vire um “tormento” as suas idas ao dentista.Ademais, é o odontopediatra que fará toda a abordagem em relação à dieta, consumo de flúor, higiene bucal, cremes dentais indicados, uso de mamadeira e chupeta, aplicação de selantes, eliminação de lesões cariosas, e sobretudo o acompanhamento do desenvolvimento da oclusão e do crescimento crânio facial dos seus pequenos clientes.
Para concluir, esta é a especialidade que anda de mãos dadas com o médico (para discutir questões de saúde da criança), bem como com o ortodontista, que irá abordar na hora certa algumas questões relativas à esta última especialidade.
Ana Paula Fonseca CRO MG 20801
ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Segundo o dicionário (http://www.significados.com.br), a palavra “interdisciplinar” pode ser definida como “...um adjetivo que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento. É o processo de ligação entre as disciplinas. A palavra interdisciplinar é formada pela união do prefixo "inter", que exprime a ideia de "dentro", "entre", "em meio"; Um planejamento interdisciplinar, na área pedagógica, é quando duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino. A relação entre conteúdos disciplinares é a base para um ensino mais interessante, onde uma matéria auxilia a outra...” Como exemplo deste tipo de abordagem, “Os profissionais que trabalham em uma UTI (unidade de terapia intensiva) de um hospital podem formar uma equipe interdisciplinar composta por médico, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeutas, etc, que em conjunto buscam o mesmo objetivo.”
Ainda segundo outro dicionário (http://www.dicionarioinformal.com.br), a palavra significa uma “Ação recíproca disciplinar - entre disciplinas, ou de acordo com uma ordem - promovendo um estado, qualidade ou resultado da ação... A equipe interdisciplinar atuante no hospital é envolvida nos esforços para se tratar com dignidade o paciente, considerando-o nos seus aspectos biológicos, sociais, psicológicos e espirituais. A interdisciplinaridade deve ir além da mera justaposição de disciplinas. Preconiza-se o diálogo permanente com outros conhecimentos.”
Hoje, infelizmente, percebe-se que a odontologia tem perdido um pouco este conceito de atuação conjunta ou interdisciplinar. É interessante observar, (e o fato parece ocorrer em menor escala na medicina) que quando o dentista se gradua, ele se “fecha” dentro de um consultório, e fica isolado e sem contato com seus pares. É claro que isto não é uma regra!
A Plana Ortodontia entende, portanto, que a sua relação com profissionais, de outras áreas de atuação na odontologia, é absolutamente necessária para oferecer o máximo ao seus clientes. A ortodontia não é, definitivamente, a especialidade mais importante, e jamais deve atuar isoladamente!! É apenas uma delas, que contribui para a obtenção de resultados excelentes, desde que assessorada e dividida a responsabilidade com outros especialistas (é interessante salientar que hoje, segundo o CFO, existem 23 especialidades!!). Consideramos, portanto, que esta interdisciplinaridade é obrigatória e necessária para o alcance dos objetivos e desejos do cliente. No caso da ortodontia, esta relação se estende inclusive com a otorrinolaringologia, a fisioterapia e a fonoaudiologia.
E é neste contexto, que a Plana Ortodontia tem construído, ao longo de sua existência como clínica odontológica, uma série de relações com outros profissionais, cuja formação, qualificação, e ética profissional, tem corroborado para o sucesso dos tratamentos